SISTEMAS DE PRODUÇÃO
“Pesquisas, realizadas por diversas consultorias, têm estimado os impactos que o avanço da digitalização da economia poderá ter sobre a competitividade do Brasil. A Accenture – empresa de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing -, por exemplo, estima que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030. O ganho pode alcançar US$ 210 bilhões, caso o país crie condições para acelerar a absorção das tecnologias relacionadas, o que depende de melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, programas de difusão tecnológica, aperfeiçoamento regulatório etc. McKinsey, outra empresa que atua no mesmo ramo, estima que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.”
http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0
Além desses impactos, haverá toda uma série de possíveis consequências da disseminação e da consolidação da Indústria 4.0, que exigirão uma nova concepção de política industrial para o Brasil. Dentre esses impactos, ocorrerá...
O surgimento de novas atividades e novas profissões, que demandarão adaptações no padrão de formação de recursos humanos.
A baixa competitividade que se estabelece entre sistemas produtivos, que incluem empresas, fornecedores, clientes e ambiente;
A redução da cooperação entre agentes econômicos, cujas operações serão cada vez mais integradas;
O estabelecimento de novos modelos de negócios e de inserção nos mercados, no entanto não ocorrerá redefinição de setores de atividade econômica, pois a cultura econômica do Brasil não permite.
A não redução das vantagens comparativas espúrias, que tenderão a ser solapadas pelos ganhos de produtividade decorrentes da não adoção das novas tecnologias, com a possibilidade de redefinir fatores determinantes de localização de investimentos produtivos;
Leia atentamente a afirmação abaixo sobre um dos elementos da cadeia de suprimentos:
"Está focada entre as estratégicas de decisão e os impactos nos consumidores. Buscar manter o equilíbrio entre estoque e demanda é uma rotina diária. Responder a demanda e entregar resultados é um dos princípios elementares do seu processo. Para planejar sua ação, é necessário avaliar capacidade e requisitos de qualidade".
Ao analisar esta afirmação sob o ponto de vista da logística integrada, pode-se afirmar que a afirmação refere-se a qual dos elementos da cadeia de suprimentos?
Fornecedor
Informação
Comunicação
Transformação
Produção
O responsável pela administração (ou gerenciamento) do processo produtivo, tem papel importante no processo estratégico da empresa e, portante, este deve apoiar os objetivos da empresa. Para tanto, é necessário que:
Atinja os objetivos da empresa mesmo que estes não faça parte do plano organizacional do exercício.
Conheça a cadeia de valor sem, necessariamente, atual diretamente na evolução da mesma.
Atue na gestão de pessoas, capital, informações e matérias primas, além de qualquer outro processo que faça parte da cadeia de valor da empresa.
Colete informações não solicitadas para demonstrar pró-atividade.
Garanta a produção na quantidade e tempo adequados, mesmo que isso atrapalhe outras áreas internas da empresa.
A eficiência de um processo produtivo depende da inter-relação dos processos que envolvem toda a produção, e não somente da operação.
Analise a figura a seguir para marcar a alternativa correta.
Disponível no livro: Administração da Produção e Operações (Albertin, et al - 2016) p.20.
A hierarquia verticalizada é uma constante em processos produtivos, conforme mostra a figura.
A figura representa as áreas específicas da operação.
A figura representa a sequência dos processos típicos de uma organização.
De acordo com a figura, as área de Qualidade, RH e Manutenção apresentam o mesmo nível de importância para o processo produtivo.
Na figura é possível identificar as atividades e tarefas de responsabilidade de cada área.
A questão 32 do ENADE do curso de Engenharia de Produção, aplicado no ano de 2019, traz o seguite texto em seu enunciado:
Na transição das nações industriais para a quarta revolução industrial, potências como Alemanha, China e Estados Unidos investem na estruturação da manufatura avançada para garantir que suas economias sejam competitivas no mercado global. Essas iniciativas internacionais na conhecida indústria 4.0 apresentam relação temática com trabalhos realizados no Brasil em convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura. Porém destaque-se que os trabalhos internacionais estão concentrados na gestão da informação e do conhecimento tecnológico, na digitalização, nos sistemas ciberfísicos, na inteligência artificial (IA), na internet das coisas (IoT), na interoperabilidade, na robótica colaborativa e em novos materiais e máquinas híbridas.
Fonte: BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil: um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (texto adaptado).
A partir desse contexto, avalie as seguintes afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
Para que a economia de um país seja competitiva, a revolução tecnológica precisa ter como objetivo principal, a conectividade de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.
Países emergentes como Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil são lideranças globais de tecnologia devido ao comportameneto de consumo de sua população que impulsionam o processo produtivo.
A integração de sistemas produtivos, de qualquer natureza, depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.
A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um fator adjacente e pouco desafiador para os tempos atuais, isso porque a computação e auitomação de processos é uma realidade desde o século passado.
Independente do país, a indústria 4.0 traz mudanças importantes devido, principalmente, à velocidade e na evolução e acessibilidade à novas tecnologias, o que impulsiona a criação de novos modelos de negócio para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Segundo Moreira (2013), tanto bens quanto serviços precisam que suas atividades sejam planejadas, organizadas e controladas sendo este o ponto que justifica que ramos tão diferentes possam ser estudados em conjunto.
Considere que produtos e serviços apresentam diferenças marcantes e marque a alternativa incorreta.
A produção de serviços exige um contato mais próximo com o cliente.
A melhoria contínua na produção de serviços deve ser baseada na inteligência artificial uma vez que á caracterizada por pouca mão de obra humana.
A produção de bens tem maior possibilidade de automação eficiente.
Na produção de serviços, os insumos são menos uniformes e, portanto, apresentam maior dificuldade de padronização.
A maior possibilidade de mecanização na produção de ítens tangíveis, facilita que estes sejam mais padronizáveis.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ Levando em consideração os impactos que a indústria 4.0 tem gerado em nossos dias em vários setores há de se convir que....
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
O surgimento de novas atividades e novas profissões, que demandarão adaptações no padrão de formação de recursos humanos.
A baixa competitividade que se estabelece entre sistemas produtivos, que incluem empresas, fornecedores, clientes e ambiente;
A redução da cooperação entre agentes econômicos, cujas operações serão cada vez mais integradas;
O estabelecimento de novos modelos de negócios e de inserção nos mercados, no entanto não ocorrerá redefinição de setores de atividade econômica, pois a cultura econômica do Brasil não permite.
A não redução das vantagens comparativas espúrias, que tenderão a ser solapadas pelos ganhos de produtividade decorrentes da não adoção das novas tecnologias, com a possibilidade de redefinir fatores determinantes de localização de investimentos produtivos;
Leia atentamente a afirmação abaixo sobre um dos elementos da cadeia de suprimentos:
"Está focada entre as estratégicas de decisão e os impactos nos consumidores. Buscar manter o equilíbrio entre estoque e demanda é uma rotina diária. Responder a demanda e entregar resultados é um dos princípios elementares do seu processo. Para planejar sua ação, é necessário avaliar capacidade e requisitos de qualidade".
Ao analisar esta afirmação sob o ponto de vista da logística integrada, pode-se afirmar que a afirmação refere-se a qual dos elementos da cadeia de suprimentos?
Fornecedor
Informação
Comunicação
Transformação
Produção
O responsável pela administração (ou gerenciamento) do processo produtivo, tem papel importante no processo estratégico da empresa e, portante, este deve apoiar os objetivos da empresa. Para tanto, é necessário que:
Atinja os objetivos da empresa mesmo que estes não faça parte do plano organizacional do exercício.
Conheça a cadeia de valor sem, necessariamente, atual diretamente na evolução da mesma.
Atue na gestão de pessoas, capital, informações e matérias primas, além de qualquer outro processo que faça parte da cadeia de valor da empresa.
Colete informações não solicitadas para demonstrar pró-atividade.
Garanta a produção na quantidade e tempo adequados, mesmo que isso atrapalhe outras áreas internas da empresa.
A eficiência de um processo produtivo depende da inter-relação dos processos que envolvem toda a produção, e não somente da operação.
Analise a figura a seguir para marcar a alternativa correta.
Disponível no livro: Administração da Produção e Operações (Albertin, et al - 2016) p.20.
A hierarquia verticalizada é uma constante em processos produtivos, conforme mostra a figura.
A figura representa as áreas específicas da operação.
A figura representa a sequência dos processos típicos de uma organização.
De acordo com a figura, as área de Qualidade, RH e Manutenção apresentam o mesmo nível de importância para o processo produtivo.
Na figura é possível identificar as atividades e tarefas de responsabilidade de cada área.
A questão 32 do ENADE do curso de Engenharia de Produção, aplicado no ano de 2019, traz o seguite texto em seu enunciado:
Na transição das nações industriais para a quarta revolução industrial, potências como Alemanha, China e Estados Unidos investem na estruturação da manufatura avançada para garantir que suas economias sejam competitivas no mercado global. Essas iniciativas internacionais na conhecida indústria 4.0 apresentam relação temática com trabalhos realizados no Brasil em convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura. Porém destaque-se que os trabalhos internacionais estão concentrados na gestão da informação e do conhecimento tecnológico, na digitalização, nos sistemas ciberfísicos, na inteligência artificial (IA), na internet das coisas (IoT), na interoperabilidade, na robótica colaborativa e em novos materiais e máquinas híbridas.
Fonte: BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil: um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (texto adaptado).
A partir desse contexto, avalie as seguintes afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
Para que a economia de um país seja competitiva, a revolução tecnológica precisa ter como objetivo principal, a conectividade de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.
Países emergentes como Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil são lideranças globais de tecnologia devido ao comportameneto de consumo de sua população que impulsionam o processo produtivo.
A integração de sistemas produtivos, de qualquer natureza, depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.
A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um fator adjacente e pouco desafiador para os tempos atuais, isso porque a computação e auitomação de processos é uma realidade desde o século passado.
Independente do país, a indústria 4.0 traz mudanças importantes devido, principalmente, à velocidade e na evolução e acessibilidade à novas tecnologias, o que impulsiona a criação de novos modelos de negócio para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Segundo Moreira (2013), tanto bens quanto serviços precisam que suas atividades sejam planejadas, organizadas e controladas sendo este o ponto que justifica que ramos tão diferentes possam ser estudados em conjunto.
Considere que produtos e serviços apresentam diferenças marcantes e marque a alternativa incorreta.
A produção de serviços exige um contato mais próximo com o cliente.
A melhoria contínua na produção de serviços deve ser baseada na inteligência artificial uma vez que á caracterizada por pouca mão de obra humana.
A produção de bens tem maior possibilidade de automação eficiente.
Na produção de serviços, os insumos são menos uniformes e, portanto, apresentam maior dificuldade de padronização.
A maior possibilidade de mecanização na produção de ítens tangíveis, facilita que estes sejam mais padronizáveis.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ Levando em consideração os impactos que a indústria 4.0 tem gerado em nossos dias em vários setores há de se convir que....
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
Fornecedor
Informação
Comunicação
Transformação
Produção
O responsável pela administração (ou gerenciamento) do processo produtivo, tem papel importante no processo estratégico da empresa e, portante, este deve apoiar os objetivos da empresa. Para tanto, é necessário que:
Atinja os objetivos da empresa mesmo que estes não faça parte do plano organizacional do exercício.
Conheça a cadeia de valor sem, necessariamente, atual diretamente na evolução da mesma.
Atue na gestão de pessoas, capital, informações e matérias primas, além de qualquer outro processo que faça parte da cadeia de valor da empresa.
Colete informações não solicitadas para demonstrar pró-atividade.
Garanta a produção na quantidade e tempo adequados, mesmo que isso atrapalhe outras áreas internas da empresa.
A eficiência de um processo produtivo depende da inter-relação dos processos que envolvem toda a produção, e não somente da operação.
Analise a figura a seguir para marcar a alternativa correta.
Disponível no livro: Administração da Produção e Operações (Albertin, et al - 2016) p.20.
A hierarquia verticalizada é uma constante em processos produtivos, conforme mostra a figura.
A figura representa as áreas específicas da operação.
A figura representa a sequência dos processos típicos de uma organização.
De acordo com a figura, as área de Qualidade, RH e Manutenção apresentam o mesmo nível de importância para o processo produtivo.
Na figura é possível identificar as atividades e tarefas de responsabilidade de cada área.
A questão 32 do ENADE do curso de Engenharia de Produção, aplicado no ano de 2019, traz o seguite texto em seu enunciado:
Na transição das nações industriais para a quarta revolução industrial, potências como Alemanha, China e Estados Unidos investem na estruturação da manufatura avançada para garantir que suas economias sejam competitivas no mercado global. Essas iniciativas internacionais na conhecida indústria 4.0 apresentam relação temática com trabalhos realizados no Brasil em convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura. Porém destaque-se que os trabalhos internacionais estão concentrados na gestão da informação e do conhecimento tecnológico, na digitalização, nos sistemas ciberfísicos, na inteligência artificial (IA), na internet das coisas (IoT), na interoperabilidade, na robótica colaborativa e em novos materiais e máquinas híbridas.
Fonte: BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil: um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (texto adaptado).
A partir desse contexto, avalie as seguintes afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
Para que a economia de um país seja competitiva, a revolução tecnológica precisa ter como objetivo principal, a conectividade de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.
Países emergentes como Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil são lideranças globais de tecnologia devido ao comportameneto de consumo de sua população que impulsionam o processo produtivo.
A integração de sistemas produtivos, de qualquer natureza, depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.
A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um fator adjacente e pouco desafiador para os tempos atuais, isso porque a computação e auitomação de processos é uma realidade desde o século passado.
Independente do país, a indústria 4.0 traz mudanças importantes devido, principalmente, à velocidade e na evolução e acessibilidade à novas tecnologias, o que impulsiona a criação de novos modelos de negócio para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Segundo Moreira (2013), tanto bens quanto serviços precisam que suas atividades sejam planejadas, organizadas e controladas sendo este o ponto que justifica que ramos tão diferentes possam ser estudados em conjunto.
Considere que produtos e serviços apresentam diferenças marcantes e marque a alternativa incorreta.
A produção de serviços exige um contato mais próximo com o cliente.
A melhoria contínua na produção de serviços deve ser baseada na inteligência artificial uma vez que á caracterizada por pouca mão de obra humana.
A produção de bens tem maior possibilidade de automação eficiente.
Na produção de serviços, os insumos são menos uniformes e, portanto, apresentam maior dificuldade de padronização.
A maior possibilidade de mecanização na produção de ítens tangíveis, facilita que estes sejam mais padronizáveis.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ Levando em consideração os impactos que a indústria 4.0 tem gerado em nossos dias em vários setores há de se convir que....
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
Atinja os objetivos da empresa mesmo que estes não faça parte do plano organizacional do exercício.
Conheça a cadeia de valor sem, necessariamente, atual diretamente na evolução da mesma.
Atue na gestão de pessoas, capital, informações e matérias primas, além de qualquer outro processo que faça parte da cadeia de valor da empresa.
Colete informações não solicitadas para demonstrar pró-atividade.
Garanta a produção na quantidade e tempo adequados, mesmo que isso atrapalhe outras áreas internas da empresa.
A eficiência de um processo produtivo depende da inter-relação dos processos que envolvem toda a produção, e não somente da operação.
Analise a figura a seguir para marcar a alternativa correta.
Disponível no livro: Administração da Produção e Operações (Albertin, et al - 2016) p.20.
A hierarquia verticalizada é uma constante em processos produtivos, conforme mostra a figura.
A figura representa as áreas específicas da operação.
A figura representa a sequência dos processos típicos de uma organização.
De acordo com a figura, as área de Qualidade, RH e Manutenção apresentam o mesmo nível de importância para o processo produtivo.
Na figura é possível identificar as atividades e tarefas de responsabilidade de cada área.
A questão 32 do ENADE do curso de Engenharia de Produção, aplicado no ano de 2019, traz o seguite texto em seu enunciado:
Na transição das nações industriais para a quarta revolução industrial, potências como Alemanha, China e Estados Unidos investem na estruturação da manufatura avançada para garantir que suas economias sejam competitivas no mercado global. Essas iniciativas internacionais na conhecida indústria 4.0 apresentam relação temática com trabalhos realizados no Brasil em convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura. Porém destaque-se que os trabalhos internacionais estão concentrados na gestão da informação e do conhecimento tecnológico, na digitalização, nos sistemas ciberfísicos, na inteligência artificial (IA), na internet das coisas (IoT), na interoperabilidade, na robótica colaborativa e em novos materiais e máquinas híbridas.
Fonte: BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil: um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (texto adaptado).
A partir desse contexto, avalie as seguintes afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
Para que a economia de um país seja competitiva, a revolução tecnológica precisa ter como objetivo principal, a conectividade de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.
Países emergentes como Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil são lideranças globais de tecnologia devido ao comportameneto de consumo de sua população que impulsionam o processo produtivo.
A integração de sistemas produtivos, de qualquer natureza, depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.
A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um fator adjacente e pouco desafiador para os tempos atuais, isso porque a computação e auitomação de processos é uma realidade desde o século passado.
Independente do país, a indústria 4.0 traz mudanças importantes devido, principalmente, à velocidade e na evolução e acessibilidade à novas tecnologias, o que impulsiona a criação de novos modelos de negócio para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Segundo Moreira (2013), tanto bens quanto serviços precisam que suas atividades sejam planejadas, organizadas e controladas sendo este o ponto que justifica que ramos tão diferentes possam ser estudados em conjunto.
Considere que produtos e serviços apresentam diferenças marcantes e marque a alternativa incorreta.
A produção de serviços exige um contato mais próximo com o cliente.
A melhoria contínua na produção de serviços deve ser baseada na inteligência artificial uma vez que á caracterizada por pouca mão de obra humana.
A produção de bens tem maior possibilidade de automação eficiente.
Na produção de serviços, os insumos são menos uniformes e, portanto, apresentam maior dificuldade de padronização.
A maior possibilidade de mecanização na produção de ítens tangíveis, facilita que estes sejam mais padronizáveis.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ Levando em consideração os impactos que a indústria 4.0 tem gerado em nossos dias em vários setores há de se convir que....
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
A hierarquia verticalizada é uma constante em processos produtivos, conforme mostra a figura.
A figura representa as áreas específicas da operação.
A figura representa a sequência dos processos típicos de uma organização.
De acordo com a figura, as área de Qualidade, RH e Manutenção apresentam o mesmo nível de importância para o processo produtivo.
Na figura é possível identificar as atividades e tarefas de responsabilidade de cada área.
A questão 32 do ENADE do curso de Engenharia de Produção, aplicado no ano de 2019, traz o seguite texto em seu enunciado:
Na transição das nações industriais para a quarta revolução industrial, potências como Alemanha, China e Estados Unidos investem na estruturação da manufatura avançada para garantir que suas economias sejam competitivas no mercado global. Essas iniciativas internacionais na conhecida indústria 4.0 apresentam relação temática com trabalhos realizados no Brasil em convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura. Porém destaque-se que os trabalhos internacionais estão concentrados na gestão da informação e do conhecimento tecnológico, na digitalização, nos sistemas ciberfísicos, na inteligência artificial (IA), na internet das coisas (IoT), na interoperabilidade, na robótica colaborativa e em novos materiais e máquinas híbridas.
Fonte: BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil: um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (texto adaptado).
A partir desse contexto, avalie as seguintes afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
Para que a economia de um país seja competitiva, a revolução tecnológica precisa ter como objetivo principal, a conectividade de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.
Países emergentes como Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil são lideranças globais de tecnologia devido ao comportameneto de consumo de sua população que impulsionam o processo produtivo.
A integração de sistemas produtivos, de qualquer natureza, depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.
A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um fator adjacente e pouco desafiador para os tempos atuais, isso porque a computação e auitomação de processos é uma realidade desde o século passado.
Independente do país, a indústria 4.0 traz mudanças importantes devido, principalmente, à velocidade e na evolução e acessibilidade à novas tecnologias, o que impulsiona a criação de novos modelos de negócio para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Segundo Moreira (2013), tanto bens quanto serviços precisam que suas atividades sejam planejadas, organizadas e controladas sendo este o ponto que justifica que ramos tão diferentes possam ser estudados em conjunto.
Considere que produtos e serviços apresentam diferenças marcantes e marque a alternativa incorreta.
A produção de serviços exige um contato mais próximo com o cliente.
A melhoria contínua na produção de serviços deve ser baseada na inteligência artificial uma vez que á caracterizada por pouca mão de obra humana.
A produção de bens tem maior possibilidade de automação eficiente.
Na produção de serviços, os insumos são menos uniformes e, portanto, apresentam maior dificuldade de padronização.
A maior possibilidade de mecanização na produção de ítens tangíveis, facilita que estes sejam mais padronizáveis.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ Levando em consideração os impactos que a indústria 4.0 tem gerado em nossos dias em vários setores há de se convir que....
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
Fonte: BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil: um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (texto adaptado).
A partir desse contexto, avalie as seguintes afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
Para que a economia de um país seja competitiva, a revolução tecnológica precisa ter como objetivo principal, a conectividade de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.
Países emergentes como Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil são lideranças globais de tecnologia devido ao comportameneto de consumo de sua população que impulsionam o processo produtivo.
A integração de sistemas produtivos, de qualquer natureza, depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.
A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um fator adjacente e pouco desafiador para os tempos atuais, isso porque a computação e auitomação de processos é uma realidade desde o século passado.
Independente do país, a indústria 4.0 traz mudanças importantes devido, principalmente, à velocidade e na evolução e acessibilidade à novas tecnologias, o que impulsiona a criação de novos modelos de negócio para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Segundo Moreira (2013), tanto bens quanto serviços precisam que suas atividades sejam planejadas, organizadas e controladas sendo este o ponto que justifica que ramos tão diferentes possam ser estudados em conjunto.
Considere que produtos e serviços apresentam diferenças marcantes e marque a alternativa incorreta.
A produção de serviços exige um contato mais próximo com o cliente.
A melhoria contínua na produção de serviços deve ser baseada na inteligência artificial uma vez que á caracterizada por pouca mão de obra humana.
A produção de bens tem maior possibilidade de automação eficiente.
Na produção de serviços, os insumos são menos uniformes e, portanto, apresentam maior dificuldade de padronização.
A maior possibilidade de mecanização na produção de ítens tangíveis, facilita que estes sejam mais padronizáveis.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ Levando em consideração os impactos que a indústria 4.0 tem gerado em nossos dias em vários setores há de se convir que....
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
A produção de serviços exige um contato mais próximo com o cliente.
A melhoria contínua na produção de serviços deve ser baseada na inteligência artificial uma vez que á caracterizada por pouca mão de obra humana.
A produção de bens tem maior possibilidade de automação eficiente.
Na produção de serviços, os insumos são menos uniformes e, portanto, apresentam maior dificuldade de padronização.
A maior possibilidade de mecanização na produção de ítens tangíveis, facilita que estes sejam mais padronizáveis.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ Levando em consideração os impactos que a indústria 4.0 tem gerado em nossos dias em vários setores há de se convir que....
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
A indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial, inteligência artificial e robótica que não exige necessariamente a integração entre todas essas tecnologias.
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de promover a integração global quanto ao compartilhamento das demandas tecnológicas.
Sua tecnologia não está sendo desenvolvida em larga escala e sua velocidade ainda é lenta no âmbito da automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios.
Batizada como 3ª revolução industrial se propõe no uso de máquinas e computadores com inovação, eficiência e customização sendo esses atributos a base substancial de sua essência.
Não existe relação entre indústria 4.0 e os Sistemas de Produção haja vista que a tecnologia ainda está muito aquém daquilo que a indústria 4.0 exige.
Sobre os benefícios da agricultura de precisão.
Os impactos na agricultura já são vivenciados por nós devido ao desenvolvimento de alimentos transgênicos. A agricultura 4.0 se relaciona a já conhecida agricultura de precisão. Temos então a junção entre a otimização de produção em todos os seus aspectos já desenvolvidos na agricultura de precisão, com a implementação de tecnologia de ponta em todo o processo produtivo, desde o plantio até o momento do transporte da produção. Considerando a relação existente entre o esquema acima e o texto que relaciona agricultura de precisão e indústria 4.0 avalie as afirmações a seguir.
I - Com o avanço das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0, que visa digitalizar os processos de produção, os meios agrícolas ficaram para trás. Assim, por mais que tenha surgido a Agricultura 4.0, enquanto um conceito inovador que busca trazer novos meios para otimizar a produção em campo, a aplicação da indústria 4.0 ainda é deficiente devido à falta de investimentos no setor.
II – A indústria 4.0 se alia ao setor agro que engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, sustentabilidade – visando produzir de forma mais assertiva e com menos desperdício, o que é propício para o meio ambiente – até a automatização e digitalização dos processos de produção.
III - A Agricultura 4.0 está inteiramente conectada aos mais altos níveis de tecnologia do mercado, presentes na agricultura de precisão, como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração
IV - Algumas das práticas e produtos utilizados neste meio vão além dos processos primordiais de exatidão e controle, como uso de GPS, Piloto Automático e Pulverização. Alguns deles, estão ligados a dados profundos sobre o clima, biologia e geografia, e são encontrados nas melhores soluções de agricultura de precisão, fazendo os dois conceitos trabalharem em conjunto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
I, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Leia atentamente a expressão:
“Àrea destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e compondes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.
A evolução tecnológica acelerada pela quarta revolução industrial, tem tonado acessíveis grandes inovações que pode fazer a diferença na eficiência e sucesso das organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Por outro lado, essa velocidade traz desafios.
Marque a alternativa que representa um desafio para esse momento tecnológico:
Fornecedores.
Suprimentos.
Distribuição Física.
Apoio a Manufatura.
Fluxo de Informações.